Pular para o conteúdo principal

Comentários sobre Last Duel: Inter Planet War 2012 - Capcom Arcade Stadium 2

Comecei a me enterrar nas coletâneas de jogos antigos no Nintendo Switch graças a um jogo de navinha (ou Shoot 'em up/shmup): Giga Wing. Nunca me considerei uma especialista nesse tipo de jogo, mas tendo alguns jogos bem quistos e alguns clássicos disponíveis, comecei a minha jornada de conhecer os com preço mais em conta primeiro.

Last Duel: Inter Planet War 2012 é um jogo de 1988 de arcade da Capcom, que se tornou disponível para as plataformas atuais de videogame na coletânea Capcom Arcade Stadium 2 e é um dos nomes que sempre aparece quando você faz pesquisas sobre bons jogos do gênero. Porém, infelizmente, este foi o primeiro dentre os que joguei recentemente (este é o quarto título das coletâneas da capcom de shump que testo) que me decepcionou.


Apesar das inovações de jogabilidade e gráficos bonitos, dois tipos de fase e seis níveis de tamanho razoável, Last Duel falha em trazer uma experiência de crescente empolgação. São três fases onde a nave está em modo terreste, com jogabilidade inovadora, porém que acaba sendo mais frustrante do que interessante, e outras três com a tradicional nave. A presença de comando de proteção (salto quando em modo carro e escudo provisório quando em modo nave) são excelentes pontos, ainda mais em um jogo tão antigo na lista dos shooters da Capcom (Em Giga Wing essa mecânica de barreira chega ao seu ápice, em 1999), porém o recurso não parece ser tão efetivo no modo nave e pouco claro sobre o tempo da sua validade para defender de inimigos.

Os chefes não são marcantes e não há uma trilha sonora, ou cenário que torne as batalhas principais mais épicas. Em jogos como Giga Wing e ProGear (ambos presentes no Arcade Stadium originais) as batalhas com chefes são os pontos altos das fases, criando um sentimento de satisfação ao serem vencidos. Porém, aqui em Last Duel, a falta de ápice chega ao extremo de o jogo terminar suas fases e você não saber. Há uma mensagem da personagem que você salva (algo de história bastante clichê que surge antes das últimas fases) e o jogo simplesmente recomeça da primeira fase. Se não fosse o sistema de informações do Arcade Stadium ter registrado o término do jogo, eu acreditaria de ser algo ao estilo Ghost'n Goblins, onde é preciso terminar todas as fases duas vezes para realmente terminar o jogo.

Para um jogo citado em vários sites especialistas no assunto, Last Duel foi uma experiência mediana, na melhor das hipóteses. Sendo da leva mais antiga de jogos trazidos pela coletânea, é possível compreender e aceitar as limitações do jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na real, Power Rangers é melhor agora do que quando eu assisti na infância

Todo mundo tem sua nostalgia, isso é fato. Aqueles jogos que gostava, os seriados que assistia, animes e filmes que remetem a um tempo onde não precisávamos ir para um trabalho obrigatório gastar boa parte do nosso dia e das nossas energias. O fenômeno da nostalgia exacerbada só cresce conforme mais e mais pessoas vão percebendo como a realidade não trás mais nenhum tipo de lugar de segurança e paz absoluta como se tinha a impressão na infância/juventude. Cresci vendo Power Rangers, a primeira geração que depois virou outras e eu mal percebi porque não tinha atenção o suficiente para entender porque agora chamavam de Zeo ou Turbo. Tá, Power Rangers no espaço já era mais diferente. Depois acabei me perdendo, mas ainda lembro de Força do Tempo ser muito legal. E aí perdi o contato. O filme de 2017 de Power Rangers teve muito problemas no marketing e acabou lucrando muito menos do que poderia. É um filme ótimo (apesar daqueles uniformes er... peculiares?) e os rangers foram cativantes com

Lugar Comum

Em algum lugar De todos os lugares Atento aos detalhes Passado desapercebido no enquadre Da vida Algum lugar comum onde se pode existir A luz já não chega aqui Nem as sombras Nem a chuva molha este chão Nem o calor faz ferver o sangue Existe um deserto imenso Em cada lugar Em cada um Preenchido por cenários torpes Por figuras pálidas Inverossímeis Foi embora de onde se via Para o lugar onde se perdeu Se encontrou na Realidade A solidão aceita como Majestade Reinando no Universo de apenas Um