Comecei a me enterrar nas coletâneas de jogos antigos no Nintendo Switch graças a um jogo de navinha (ou Shoot 'em up/shmup): Giga Wing. Nunca me considerei uma especialista nesse tipo de jogo, mas tendo alguns jogos bem quistos e alguns clássicos disponíveis, comecei a minha jornada de conhecer os com preço mais em conta primeiro.
Last Duel: Inter Planet War 2012 é um jogo de 1988 de arcade da Capcom, que se tornou disponível para as plataformas atuais de videogame na coletânea Capcom Arcade Stadium 2 e é um dos nomes que sempre aparece quando você faz pesquisas sobre bons jogos do gênero. Porém, infelizmente, este foi o primeiro dentre os que joguei recentemente (este é o quarto título das coletâneas da capcom de shump que testo) que me decepcionou.
Apesar das inovações de jogabilidade e gráficos bonitos, dois tipos de fase e seis níveis de tamanho razoável, Last Duel falha em trazer uma experiência de crescente empolgação. São três fases onde a nave está em modo terreste, com jogabilidade inovadora, porém que acaba sendo mais frustrante do que interessante, e outras três com a tradicional nave. A presença de comando de proteção (salto quando em modo carro e escudo provisório quando em modo nave) são excelentes pontos, ainda mais em um jogo tão antigo na lista dos shooters da Capcom (Em Giga Wing essa mecânica de barreira chega ao seu ápice, em 1999), porém o recurso não parece ser tão efetivo no modo nave e pouco claro sobre o tempo da sua validade para defender de inimigos.
Os chefes não são marcantes e não há uma trilha sonora, ou cenário que torne as batalhas principais mais épicas. Em jogos como Giga Wing e ProGear (ambos presentes no Arcade Stadium originais) as batalhas com chefes são os pontos altos das fases, criando um sentimento de satisfação ao serem vencidos. Porém, aqui em Last Duel, a falta de ápice chega ao extremo de o jogo terminar suas fases e você não saber. Há uma mensagem da personagem que você salva (algo de história bastante clichê que surge antes das últimas fases) e o jogo simplesmente recomeça da primeira fase. Se não fosse o sistema de informações do Arcade Stadium ter registrado o término do jogo, eu acreditaria de ser algo ao estilo Ghost'n Goblins, onde é preciso terminar todas as fases duas vezes para realmente terminar o jogo.
Para um jogo citado em vários sites especialistas no assunto, Last Duel foi uma experiência mediana, na melhor das hipóteses. Sendo da leva mais antiga de jogos trazidos pela coletânea, é possível compreender e aceitar as limitações do jogo.
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